segunda-feira, 6 de junho de 2011

evite fraudes


 

 

Evite fraudes ao comprar pela internet

comprasonline.gifO ano de 2007 está no fim, e uma das iminentes conseqüências da chegada do Natal são as compras – presentes para os parentes, amigos e muitas vezes para nós mesmos. O número de transações on-line sempre cresce consideravelmente nessa época do ano, e são um prato cheio para crimes na rede. Quero ajudar você a se prevenir contra esses problemas. Com cuidados simples e eficientes é possível realizar compras via internet com segurança e conforto.
Na primeira parte do texto, listo dicas de comportamento para evitar as fraudes. Na segunda, mostro como proteger seu computador. Vamos lá?
PARA EVITAR FRAUDES
Comportamento
1.
Procure comprar em lojas conhecidas ou recomendadas por alguém que já tenha realizado alguma compra.
2. Pesquise sobre a loja em mecanismos de busca. Associe o nome da loja a palavras como opinião, fraude, confiança, recomendação e etc. Por exemplo, se você vai comprar na loja Fulano, escreva no Google: “Loja Fulano+fraude”. Irá encontrar, caso existam, pessoas falando de fraudes relacionadas a essa loja.
3. Use também sites de comparação para ver a opinião e a avaliação das lojas feitas por outros consumidores. Existem vários sites que oferecem o serviço, como: Buscapé , Bondfaro e E-bit.
4. Preste a atenção no endereço – URL – da loja ao entrar no site. Alguns criminosos criam endereços semelhantes para enganar o internauta. Se possível, sempre digite o endereço diretamente. Jamais clique em links enviados por e-mail, sites de relacionamento, comunicadores instantâneos e afins.
5. Não forneça seus dados pessoais a sites nos quais você não confia. Informações como RG e, principalmente, CPF são muito importantes.
6. Sua senha é pessoal e intransferível, ou seja: nunca a repasse a sites de compras ou a terceiros (nem mesmo ao suporte do site).
7. Não fique com dúvidas, entre em contato com o lojista e informe-se sobre o produto. Em alguns casos, é bom visitar uma loja real para conhecer o produto.
8. Desconfie muito de ofertas extremamente baixas. O barato quase sempre sai caro.
9. Nunca use computadores de terceiros para realizar compras on-line. Computadores públicos e de lan houses? Jamais!
10. Verifique sempre se a loja oferece certificado de segurança. Ele aparece sob a forma de um ícone de cadeado, geralmente na parte superior da janela. Em navegadores mais antigos (como o Internet Explorer 6 ou anterior) esse cadeado fica na barra inferior, nos mais novos, fica ao lado do campo de endereço, como ilustra a imagem abaixo:
img1_sslnavegador.jpg
Importante: Sem cadeado, sem negócio! Não forneça seu cartão de crédito a sites que não oferecem segurança.
Pagamento
1. Se você tem mais de um cartão de crédito, escolha um deles para usar em compras pela internet. Dê preferência para aquele com o menor limite.
2. Para realizar a transação, o lojista precisa do número do cartão, prazo de validade, e o nome do portador, exatamente como estiver escrito no cartão. Certos cartões de crédito têm o número de segurança no verso, que também é pedido. Não dê outros detalhes na hora de finalizar o pedido.
3. Leia sempre as informações apresentadas na tela de pagamento. Informações sobre parcelamento e juros devem ser sempre observadas.
4. Se possível, sempre guarde comprovantes de compra e pagamentos enviados por e-mail.
Sites de leilão
1. Sempre dê atenção ao quesito reputação dos vendedores. Outros consumidores deixam seus comentários. Leia sempre todos.
2. Leia detalhadamente a descrição do produto. Os vendedores podem oferecer produtos novos ou usados, então procure o máximo de informações para não sair prejudicado na compra.
3. Denuncie sempre vendedores mal intencionados ou que não cumprem o combinado.
PROTEGENDO SEU COMPUTADOR
Segurança em primeiro lugar
1. Sempre falo, e não custa repetir: tenha sempre um antivírus instalado no computador, e mantenha-o sempre atualizado. Veja os antivírus do Baixatudo.
2. É importante ter um antispyware instalado na máquina. Ele evita que programas maliciosos monitorem suas ações na internet. Veja a lista de programas no Baixatudo.
3. Instale programas antiphishing em seu navegador. Eles ajudam a identificar sites que contém informações falsas, enviam spam ou têm conteúdo não confiável. Entre as ferramentas antiphishing, o MCafee SiteAdvisor é uma boa opção (versão para IE e Firefox) . Você pode experimentar também a NetCraft Toolbar e o Microsoft Phishing Filter.
4. Atualize sempre seu navegador. É importantíssimo ter a versão mais atual deles. Hoje a versão mais recente do Internet Explorer é a 7.0.5, a do Firefox é a 2.0.0.10 e do Opera é a 9.24.
5. Se o seu computador estiver mais lento que o normal ou se comportando de forma estranha, evite usá-lo para fazer compras via internet. É recomendado passar o antivírus para verificar se ele está infectado.
Com tudo isso, será possível fazer boas compras na internet. Gostou das dicas? Tem dicas adicionais? Os comentários são seu espaço. Use-o! Sexta feira tem pacotão de dúvidas. Tem alguma? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário